Sucesso
na Aprendizagem e Permanência do Aluno na Escola.
Fernando Osório Pereira
(fernando2308@yahoo.com.br)
Palavras-chave:
Aprendizagem, Ensino, Trabalho Coletivo, Interação,
Avaliação e Permanência do aluno na escola .
A escola centrada no pleno
desenvolvimento do educando precisa esta buscando maneiras de fazer do
processo educativo algo prazeroso e desafiador. Essa proposta ficou bem clara
no módulo IV do Progestão, caderno de estudo “ Como promover o sucesso da
aprendizagem do aluno e a sua permanência na escola” da autora Marta Wolak
Grobaum e Claúdia Leme Ferreira Davis.
O acesso a novos conhecimentos, a trocar de
experiências, a construção de concepções próprias embasadas em vivências e
conhecimentos culturalmente acumulados, viabilizam a interação de forma
significativa na sociedade. É nessa perspectiva que a educação deve caminhar,
de forma participativa, organizada e significativa, enfrentando os desafios,
superando-os, almejando sempre o sucesso da aprendizagem do aluno e consequentemente
a sua permanência na escola.
José Manuel Moram em suma fala que: "A escola
precisa cada vez mais incorporar o humano, a afetividade, a ética, mas também a
tecnologia de pesquisa e comunicação em tempo real". Esses pontos precisam
ser bem trabalhados no âmbito escolar, estamos em déficit nesses requisitos
básicos enfatizados na sociedade contemporânea. Ou seja, numa sociedade onde se
intensifica continuamente o uso das tecnologias, imagem, cores, a era
cibernética, onde os internautas podem viajar sem sair do lugar, apenas através
da internet.
E na escola como são ofertadas as aulas? A escola
acompanha toda essa evolução?
O que
realmente percebe-se é a inexistência ou carência desta explosão de
significados e isso tem refletido de forma significativa nos altos índices de
evasão e reprovação escolar. Portanto, precisamos promover atitudes que superem
esta problemática.
Tudo isso sugere muitas
discussões e sugestões de atividades que visem contribuir de forma positiva
para desenvolvimento de práticas pedagógicas significativas que promovam o
sucesso e a permanência dos alunos na escola.
O conhecimento teórico das diversas
correntes pedagógicas o Behaviorismo, Construtivismo, Sociointeracionismo que
permeiam a educação irá delinear, organizar, determinar o trabalho e o objetivo
pedagógico, conduzindo a missão e os valores adotados pela comunidade escolar.
Alguns critérios também são de
suma importância para garantir o sucesso escolar dos alunos, como por exemplo,
organizar o espaço de aprendizagem, os profissionais e os alunos precisam de
espaços organizados e estruturados para que possam desenvolver o processo de
ensino e aprendizagem. Otimização do tempo, os alunos têm quatro horas para
ensino sistematizado, portanto, deve-se aproveitar este período para
desenvolver o trabalho com eficácia. Relação aluno X professor, este
item é essencial para que o processo de ensino e aprendizagem possa fluir de
forma democrática e participativa. Integração do trabalho pedagógico, o
trabalho em equipe é importante porque todos participam com compromisso das
atividades pedagógicas. Atendimento individualizado, cada aluno tem o seu
tempo e suas especificidades, o professor precisa se atentar as
particularidades de cada aluno, considerando e assegurando a todos o direito à
educação. Aulas
diversificadas, diante de tantas motivações na mídia e nas tecnologias em tempo
real da sociedade contemporânea, o aluno não estará motivado a assistir aulas
cansativas onde o professor detém o saber excluindo o aluno do processo de
ensino e aprendizagem. Avaliação, favorecerá verificar o resultado do processo
de aprendizagem, assim como, a prática pedagógica, na sequência superar
dificuldade promovendo a eficiência e eficácia do ensino bem como, do desenvolvimento
educacional dos alunos um processo contínuo de ação – reflexão – ação.
Portanto, são muitos desafios a
serem enfrentados para superar inúmeras problemáticas, porém, a superação irá
favorecer o ensino de qualidade e consequentemente garantir a permanência e o
sucesso dos alunos na escola.
Referências Bibliográficas
GROSBAUM, Marta Wolak. Progestão : Como promover o
sucesso da aprendizagem do aluno e sua permanência na escola?, módulo IV /
marta Wolak Grosbaum, Claudia Leme Ferreira Davis ; coordenação geral Maria
Aglaê de Medeiros Machado. - Brasília: Consed -Conselho Nacional de Secretários
de Educação, 2001.
MORAM, José Manuel. A educação que desejamos: Novos desafios e como
chegar lá . Papirus, 2007, p. 167-169.
MOREIRA, Luciana Régia de Oliveira.