Progestão (Módulo III )


PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: “O NORTE DA ESCOLA”

Fernando Osório Pereira (fernando2308@yahoo.com.br)

Palavras-chave: Autonomia,Trabalho Coletivo,  Avaliação, Identidade e Inovação.

No módulo III do Progestão, caderno de estudo “Como promover a construção coletiva do projeto pedagógico da escola?” é o módulo mais importante de todos, pois nele trata do Projeto Político Pedagógico e nos orienta quanto a importância de todos os segmentos da escola (gestores, alunos, professores, funcionários pais e comunidade local) caminharem juntos, procurando resolver os problemas que aparecem e criando novas alternativas para a melhoria da educação oferecida a comunidade. Nesse sentido, o trabalho realizado pelos vários segmentos da escola tem se mostrado um aspecto fundamental, pois como diz o ditado popular, “ sonho que se sonha só é apenas um sonho que se sonha só, mais sonho que se sonha junto vira realidade”.
Como todos sabemos, a construção do PPP está fundamentado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei n° 9.394/96 e está relacionada a três grandes eixos: o eixo da flexibilidade, da avaliação e da liberdade. Considerando esses três grandes eixos, a LDB reconhece na escola um importante espaço educativo e nos profissionais da educação uma competência técnica e política que os habilita a participar da elaboração do seu projeto pedagógico. A escola não deve elaborar seu projeto apenas devido a uma exigência legal, mais sim a partir da necessidade de inovar a ação coletiva no cotidiano de seu trabalho. O PPP é portanto, o instrumento que mostra a intencionalidade da escola como instituição, indicando seu rumo e sua direção. Dessa forma, embora a prática seja importante para o estudo da escola e, consequentemente, para as propostas de inovação do seu contexto, a teoria também é muito importante para a U.E avaliar as dimensões e os principios que orientarão a construção do Projeto Político Pedagógico. A prática quando é bem fundamentada pela teoria, pode levar os vários segmentos a alterarem sua ação para melhor, tornando-se mais consistente e inovadora.
Há várias formas de construir, o projeto pedagógico. Cada escola é única em sua realidade e nas relações que seus segmentos estabelecem entre si. Nesse sentido, qualquer sugestão apresentada precisa ser adaptada à realidade do projeto a ser construído. Um fator de destaque dentro da construção do projeto em questão é a avaliação. A mesma precisa preocupar-se com os múltiplos aspectos do seu processo de construção, cobrindo um grande número de questões que vão desde aquelas especificamente voltadas para o processo ensino aprendizagem desenvolvido em sala de aula até outras que tratam do trabalho da escola com um todo. Lembro ainda que, a construção do projeto pedagógico é um processo compreendido por três momentos interligados: diagnóstico da realidade da escola, levantamento das concepções do coletivo da escola e programação das ações a serem desenvolvidas por todos os sujeitos da escola. Todos esses momentos passam por um processo de avaliação que permite ao grupo caminhar do rela para o ideal, desenvolvendo ações viáveis, possíveis de serem implementadas. Portanto, ações que requerem planejamento e avaliação desde o diagnóstico até a execução das ações.
A medida que todos querem algo mais,falta, portanto, articular esse “algo a mais”, negociar suas implicações de modo a construir uma proposta, não do turno ou do setor, mais da escola. Enfim, uma proposta que servirá como referência de instrumento para ação coletiva.
Referências
Marçal, Juliane Corrêa.. Progestão : como promover a construção coletiva do projeto político pedagógico?, módulo III / Juliane Corrêa Marçal, José Vieira de Sousa;  ; coordenação geral Maria Aglaê de Medeiros Machado. --Brasília : Consed – Conselho Nacional de Secretários de Educação, 2001.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.). Projeto político-pedagógico da escola:uma construção possível. 2. Ed. Campinas: Papirus, 1996, p.11-35.
Colégio Est. Padre Gama: Projeto Político Pedagógico, 2010.