Progestão (Módulo IV )


Sucesso na Aprendizagem e Permanência do Aluno na Escola.
Fernando Osório Pereira (fernando2308@yahoo.com.br)

Palavras-chave: Aprendizagem, Ensino, Trabalho Coletivo, Interação, Avaliação e Permanência do aluno na escola .

A escola centrada no pleno desenvolvimento do educando precisa esta buscando maneiras de fazer do processo educativo algo prazeroso e desafiador. Essa proposta ficou bem clara no módulo IV do Progestão, caderno de estudo “ Como promover o sucesso da aprendizagem do aluno e a sua permanência na escola” da autora Marta Wolak Grobaum e Claúdia Leme Ferreira Davis.
O acesso a novos conhecimentos, a trocar de experiências, a construção de concepções próprias embasadas em vivências e conhecimentos culturalmente acumulados, viabilizam a interação de forma significativa na sociedade. É nessa perspectiva que a educação deve caminhar, de forma participativa, organizada e significativa, enfrentando os desafios, superando-os, almejando sempre o sucesso da aprendizagem do aluno e consequentemente a sua permanência na escola. 
José Manuel Moram em suma fala que: "A escola precisa cada vez mais incorporar o humano, a afetividade, a ética, mas também a tecnologia de pesquisa e comunicação em tempo real". Esses pontos precisam ser bem trabalhados no âmbito escolar, estamos em déficit nesses requisitos básicos enfatizados na sociedade contemporânea. Ou seja, numa sociedade onde se intensifica continuamente o uso das tecnologias, imagem, cores, a era cibernética, onde os internautas podem viajar sem sair do lugar, apenas através da internet.
E na escola como são ofertadas as aulas? A escola acompanha toda essa evolução?
 O que realmente percebe-se é a inexistência ou carência desta explosão de significados e isso tem refletido de forma significativa nos altos índices de evasão e reprovação escolar. Portanto, precisamos promover atitudes que superem esta problemática.
Tudo isso sugere muitas discussões e sugestões de atividades que visem contribuir de forma positiva para desenvolvimento de práticas pedagógicas significativas que promovam o sucesso e a permanência dos alunos na escola.
O conhecimento teórico das diversas correntes pedagógicas o Behaviorismo, Construtivismo, Sociointeracionismo que permeiam a educação irá delinear, organizar, determinar o trabalho e o objetivo pedagógico, conduzindo a missão e os valores adotados pela comunidade escolar.
Alguns critérios também são de suma importância para garantir o sucesso escolar dos alunos, como por exemplo, organizar o espaço de aprendizagem, os profissionais e os alunos precisam de espaços organizados e estruturados para que possam desenvolver o processo de ensino e aprendizagem. Otimização do tempo, os alunos têm quatro horas para ensino sistematizado, portanto, deve-se aproveitar este período para desenvolver o trabalho com eficácia. Relação aluno X professor, este item é essencial para que o processo de ensino e aprendizagem possa fluir de forma democrática e participativa. Integração do trabalho pedagógico, o trabalho em equipe é importante porque todos participam com compromisso das atividades pedagógicas. Atendimento individualizado, cada aluno tem o seu tempo e suas especificidades, o professor precisa se atentar as particularidades de cada aluno, considerando e assegurando a todos o direito à educação. Aulas diversificadas, diante de tantas motivações na mídia e nas tecnologias em tempo real da sociedade contemporânea, o aluno não estará motivado a assistir aulas cansativas onde o professor detém o saber excluindo o aluno do processo de ensino e aprendizagem. Avaliação, favorecerá verificar o resultado do processo de aprendizagem, assim como, a prática pedagógica, na sequência superar dificuldade promovendo a eficiência e eficácia do ensino bem como, do desenvolvimento educacional dos alunos um processo contínuo de ação – reflexão – ação.
Portanto, são muitos desafios a serem enfrentados para superar inúmeras problemáticas, porém, a superação irá favorecer o ensino de qualidade e consequentemente garantir a permanência e o sucesso dos alunos na escola.

Referências Bibliográficas
GROSBAUM, Marta Wolak. Progestão : Como promover o sucesso da aprendizagem do aluno e sua permanência na escola?, módulo IV / marta Wolak Grosbaum, Claudia Leme Ferreira Davis ; coordenação geral Maria Aglaê de Medeiros Machado. - Brasília: Consed -Conselho Nacional de Secretários de Educação, 2001.

MORAM, José Manuel. A educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá . Papirus, 2007, p. 167-169.

MOREIRA, Luciana Régia de Oliveira.

Progestão (Módulo III )


PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: “O NORTE DA ESCOLA”

Fernando Osório Pereira (fernando2308@yahoo.com.br)

Palavras-chave: Autonomia,Trabalho Coletivo,  Avaliação, Identidade e Inovação.

No módulo III do Progestão, caderno de estudo “Como promover a construção coletiva do projeto pedagógico da escola?” é o módulo mais importante de todos, pois nele trata do Projeto Político Pedagógico e nos orienta quanto a importância de todos os segmentos da escola (gestores, alunos, professores, funcionários pais e comunidade local) caminharem juntos, procurando resolver os problemas que aparecem e criando novas alternativas para a melhoria da educação oferecida a comunidade. Nesse sentido, o trabalho realizado pelos vários segmentos da escola tem se mostrado um aspecto fundamental, pois como diz o ditado popular, “ sonho que se sonha só é apenas um sonho que se sonha só, mais sonho que se sonha junto vira realidade”.
Como todos sabemos, a construção do PPP está fundamentado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei n° 9.394/96 e está relacionada a três grandes eixos: o eixo da flexibilidade, da avaliação e da liberdade. Considerando esses três grandes eixos, a LDB reconhece na escola um importante espaço educativo e nos profissionais da educação uma competência técnica e política que os habilita a participar da elaboração do seu projeto pedagógico. A escola não deve elaborar seu projeto apenas devido a uma exigência legal, mais sim a partir da necessidade de inovar a ação coletiva no cotidiano de seu trabalho. O PPP é portanto, o instrumento que mostra a intencionalidade da escola como instituição, indicando seu rumo e sua direção. Dessa forma, embora a prática seja importante para o estudo da escola e, consequentemente, para as propostas de inovação do seu contexto, a teoria também é muito importante para a U.E avaliar as dimensões e os principios que orientarão a construção do Projeto Político Pedagógico. A prática quando é bem fundamentada pela teoria, pode levar os vários segmentos a alterarem sua ação para melhor, tornando-se mais consistente e inovadora.
Há várias formas de construir, o projeto pedagógico. Cada escola é única em sua realidade e nas relações que seus segmentos estabelecem entre si. Nesse sentido, qualquer sugestão apresentada precisa ser adaptada à realidade do projeto a ser construído. Um fator de destaque dentro da construção do projeto em questão é a avaliação. A mesma precisa preocupar-se com os múltiplos aspectos do seu processo de construção, cobrindo um grande número de questões que vão desde aquelas especificamente voltadas para o processo ensino aprendizagem desenvolvido em sala de aula até outras que tratam do trabalho da escola com um todo. Lembro ainda que, a construção do projeto pedagógico é um processo compreendido por três momentos interligados: diagnóstico da realidade da escola, levantamento das concepções do coletivo da escola e programação das ações a serem desenvolvidas por todos os sujeitos da escola. Todos esses momentos passam por um processo de avaliação que permite ao grupo caminhar do rela para o ideal, desenvolvendo ações viáveis, possíveis de serem implementadas. Portanto, ações que requerem planejamento e avaliação desde o diagnóstico até a execução das ações.
A medida que todos querem algo mais,falta, portanto, articular esse “algo a mais”, negociar suas implicações de modo a construir uma proposta, não do turno ou do setor, mais da escola. Enfim, uma proposta que servirá como referência de instrumento para ação coletiva.
Referências
Marçal, Juliane Corrêa.. Progestão : como promover a construção coletiva do projeto político pedagógico?, módulo III / Juliane Corrêa Marçal, José Vieira de Sousa;  ; coordenação geral Maria Aglaê de Medeiros Machado. --Brasília : Consed – Conselho Nacional de Secretários de Educação, 2001.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.). Projeto político-pedagógico da escola:uma construção possível. 2. Ed. Campinas: Papirus, 1996, p.11-35.
Colégio Est. Padre Gama: Projeto Político Pedagógico, 2010.

Progestão (Módulo II )


 ESCOLA ESPAÇO DE PARTICIPAÇÃO

Fernando Osório Pereira (fernando2308@yahoo.com.br)

Palavras-chave: Gestão Democrática, Autonomia, Cidadania e Humanização.

No módulo II do Progestão, caderno de estudo “como promover, articular e envolver a ação das pessoas no processo de gestão escolar?”, nos orienta quanto a participação da comunidade escolar  nas responsabilidades compartilhadas para que favoreça a educação. A função da escola vai muito além do ensino pedagógico. Formar cidadãos politizados, com poder de decisão e capazes de agir e interagir no meio em que vivem deve ser a missão das escolas comprometidas com a sociedade. Mais para que isso aconteça é necessária uma ação conjunta entre todas as partes interessadas.
Lembro ainda que, a comunidade escolar é composta por vários segmentos, dentre eles: os pais, os alunos, os funcionários, professores e a equipe diretiva, sendo que, para que a mesma possa atingir os seus objetivos é preciso contar com o apoio de todos. Uma maneira de promover a interação desses segmentos é por meio do colegiado escolar, um modelo de administração coletiva, em que todos participam dos processos decisórios e do acompanhamento, execução e avaliação das ações nas unidades escolares, envolvedo as questões administrativas, financeiras e pedagógicas. Não tem como atribuir mais importância a um segmento do que ao outro. A equipe gestora que não contar com o apoio de um dos segmentos não produzirá os resultados almejados. O apoio torna-se possível quando a participação de cada pessoa é valorizada dentro da unidade de ensino a qual pertence e assim a sua visibilidade para o fim principal que é a escola. 
Possibilitar oportunidades para que todos possam ajudar faz a diferença. É preciso, também, saber receber a crítica não como uma visão simples de oposição, mais como uma contribuição para que se estabeleça o necessário debate. É do contraditório que vamos cultivar consciências e vamos caminhar, cada um no seu tempo mais certamente  na mesma direção, ou seja, com os mesmos propósitos. Respeitar a opinião de todos é para o processo de gestão autônoma e democrática abrir caminhos para a história que será escrita por cada um.  As pessoas precisam de satisfação ou reconhecimento social, a escola pode elaborar painéis com fotos dos voluntários ou enviar certificados de agradecimento para valorizar quem ajuda. Outro fator importante é permitir que as pessoas desenvolvam atividades diferentes das que realizam diariamente. É claro que os voluntários, podem contribuir com suas habilidades, mais porque não incentivar, por exemplo, que um pai marceneiro ajude a restaurar livros ou valorize outra atividade que agregue, além da satisfação de ajudar dar algum valor cultural para ele? A escola será beneficiada com a contribuição e estará cumprindo seu papal de educar para a cidadania.
Portanto, diante de tudo que foi exposto é fácil notar que construir uma gestão democrática exige tempo e planejamento e dá mais trabalho do que simplesmente agir de forma diretiva. Contudo, os ganhos são enormes quando as decisões sobre os gastos, a montagem do projeto político pedagógico e os instrumentos de avaliação, entre outros, são compartilhados e a comunidade e a equipe se sentem, de fato, parte da escola. Assim o democrático deixa de ser adjetivo para se tornar prática.




Referências
Dourado, Luiz Fernandes. Progestão : como promover, articular e envolver a ação
 das pessoas no processo de gestão escolar?, módulo II / Luiz Fernandes Dourado,
Marisa Ribeiro Teixeira Duarte ; coordenação geral Maria Aglaê de Medeiros Machado. --
Brasília : Consed – Conselho Nacional de Secretários de Educação, 2001.
Colégio Est. Padre Gama: Projeto Político Pedagógico, 2010.